OBD II: saiba o que é e qual a função desse sistema

Talvez você ainda não saiba o que é OBD II,  principalmente porque boa parte dos carros que compramos já saem de fábrica com nada mais do que as funcionalidades básicas. 

No entanto, desde 2010, o Brasil já tem como alternativa a porta OBD II para que o condutor tenha mais acesso às informações acerca do seu veículo. 

Neste artigo, você vai saber tudo sobre o tema, inclusive como introduzir essa realidade ao seu automóvel. Mas antes, acompanhe os tópicos abaixo:

  • O que é e como funciona o OBD II?
  • As duas grandes vantagens da instalação do OBD II
  • Precisão do OBD II

O que é e como funciona o OBD II?

O OBD II é um sistema facilitador, tanto para os condutores quanto para os mecânicos. Sem esse sistema, os profissionais tinham que encontrar seu próprio jeito para ter acesso aos dados do carro. 

O OBD II, cuja abreviação significa diagnóstico de bordo (tradução para On Board Diagnostics), cresceu no mercado porque o sistema atua como uma padronização internacional dos acessos e códigos para facilitar o diagnóstico de dados. Isso é possível por conta dos protocolos (uma espécie de logins e senhas de acesso) que alcançam melhor a rede do veículo.

Para funcionar, a porta OBD II conta com um conector com 16 pinos. Cada um desses pinos é responsável por passar uma informação e essa será lida pelo protocolo correspondente.

As duas grandes vantagens da instalação do OBD II

Quando pensamos em mexer no automóvel, a dor de cabeça é praticamente inevitável. Quanto tempo ele vai ficar na oficina? Ou será que a instalação vai causar mais prejuízo? 

No entanto, a instalação do OBD II é um dos fatores que mais agrada o consumidor. A maior vantagem é que o produto é incrivelmente simples de instalar e o adaptador deixa tudo ainda mais fácil. Ou seja, o processo de instalação não exige ferramentas especiais, não requer a visita à oficina e, principalmente, é bastante rápido.

Isso é propiciado pelo designer compacto que permite a facilidade na instalação e também compatibilidade com diferentes tipos de veículos, dos caminhões aos carros pequenos.

Entenda o quão fácil é instalar: tudo que você precisa fazer é identificar a entrada OBD II (trata-se de um conector largo com 16 pinos abaixo do painel), plugar e pronto! Basicamente um plug and play.

Por ser tão simples, você não terá grandes custos com a instalação. Essa é uma das partes favoritas para o proprietário do veículo e a segunda grande vantagem: economia. Toda a ideia da padronização é fruto da necessidade de redução de custos. O OBD II entra como um método de diagnóstico mais eficiente e muito mais barato, inclusive pela instalação tão acessível.

Hoje, o sistema de diagnóstico eletrônico tem esse forte viés econômico porque se propõe a identificar falhas que, com o tempo e a displicência, poderiam acarretar em muito mais gastos. Além disso, as idas à oficina mecânica serão drasticamente reduzidas já que o objetivo é fazer com que o veículo funcione como foi projetado para operar. 

Precisão do OBD II

A instalação do OBD II é uma ação voltada à telemetria. Isso porque, ao usar um desses sistemas você permite e favorece tanto a métrica quanto a gestão da saúde e da condução do veículo em sua posse. Com esse tipo de sistema, você tem monitoramento e diagnóstico 100% dedicado à sua frota.

Esse controle de gestão é possível graças aos sensores BLE, por exemplo. Eles são perfeitos para monitoramento do desempenho em tempo real, já que fazem uma conexão direta entre o seu veículo e um aplicativo OBD II no seu dispositivo iOS ou Android via bluetooth. 

Para garantir a precisão, você conta com o sistema multi-operadora. Isso te permite um plano chip de telemetria para conexão ilimitada com todas as operadoras ao mesmo tempo. Isso significa para você, rastreamento em tempo real, controle de trajetos e monitoramento detalhado do seu veículo de qualquer lugar, de qualquer dispositivo eletrônico e a qualquer momento.

A precisão também é assegurada pela compatibilidade com sensores de: 

  • Temperatura (do ar e do motor);
  • Rotação;
  • Velocidade;
  • Umidade;
  • Combustível;
  • Abertura de baú;
  • Dentre outros.

Se você chegou até aqui, deu para perceber o quanto o OBD II é uma solução inteligente. Algumas empresas estão no mercado e se propõe a ser uma aposta tão inteligente quanto. Esse é o caso da CarrierWeb! Ela é uma multinacional que traz soluções tecnológicas com inteligência artificial, trabalha com telemetria e monitoramento de todo tipo de veículo.

Faça a escolha certa e agende já uma demonstração para conhecer novas soluções e serviços!

Pronto para começar?

Fale com um especialista de frotas CarrierWeb